Deixe os inadimplentes com quem entende.

A carteira de inadimplentes da sua empresa não para de crescer? Tudo bem, você não é o único nesta situação! As empresas e empresários têm sofrido com o aumento de inadimplência por parte dos seus clientes. Não é à toa que no meio da crise o setor de cobranças tem se destacado.
Boa parte dessa expansão pode ser explicada pelo maior número de pessoas com dívidas e/ou desempregadas. Em Cuiabá, por exemplo, O número de famílias que afirmaram não ter condições de quitar as dívidas cresceu 34,8% em outubro de 2018 quando comparado com o mesmo período do ano anterior. O dado faz parte de um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Já em 2019, os números são um pouco melhores, mas nada que se possa comemorar. Mato Grosso encerrou o mês de janeiro com queda de -7,85% no número de dívidas em atraso de moradores em relação a janeiro de 2018. O Levantamento foi feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Diante do problema, as empresas estão optando por deixar a carteira de inadimplentes com uma empresa especializada e focada em “cobrança rápida”, quando o contato com o devedor é feito para falar de dívidas vencidas há pouco tempo. A cobrança rápida cresce cada vez mais porque as empresas não querem deixar a dívida ficar antiga. Se antes levava mais de 30 dias para falar com devedor, a tendência agora é que fale com ele em um prazo menor. Isso gera menos transtornos para as empresas que, em muitos casos, gastam mais tempo com cobrança do que com outros serviços. Tirar esse “peso” de dentro do departamento financeiro da sua empresa e deixar o trabalho de cobrar inúmeros clientes com uma empresa que tenha esse know how, é a melhor opção nos dias de hoje.

André Luiz é advogado especialista em Direito Empresarial e diretor executivo da MAR Advocacia em Cuiabá, escritório especializado em cobranças.